A Ilha do Fundão, promessa de progresso e superação!

Publicado: 20 de outubro de 2011 em Histórico, Ilha do Fundão, Notícias
Tags:,

Em um domingo de chuvas e ventos, o Blog do Insulano conheceu um pouco mais de história, e aqui apresenta o espólio da atípica ilha… E dessa vez mostra uma outra ilha, mais afastada, mas nem por isso menos importante. A Ilha do Fundão, nas imediações do acesso à Ilha do Governador, concentra 15 campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro e, junto com os estudantes, acalenta promessas de progresso e superação para todo o país!

O CCS (Centro de Ciências da Saúde) está localizado em frente ao Hospital do Fundão. O quadro de funcionários é composto por alunos na UFRJ.

E do aterro de 8 ilhotas, a Cidade Universitária começou a tomar forma e a se transformar na imensidão atual! De todas, eram 3 ilhas que davam forma ao local: a própria Ilha do Fundão (onde hoje encontra-se o Hospital do Fundão), a Ilha de Bom Jesus da Coluna (atualmente abriga a Faculdade de Letras) e a Ilha da Sapucaia (hoje acolhe o Parque Tecnológico). Nas adjacências, os “Manguinhos” (local de despejo de excrementos) são extirpados, e o Canal do Fundão é canalizado e passa a receber esses dejetos. Aliás, e daí que surge o nome de uma das maiores comunidades do Rio.

O nome não poderia ser mais apropriado: as margens do Canal do Fundão, um dos points dos estudantes: o Bar do Mangue.

Na década de 50 a Cidade Universitária começa a ser desenvolvida e os prédios construídos. Além dos campus já mencionados, é lá que se encontra o Parque Tecnológico, responsável por desenvolver alta tecnologia, com referência e importância a nível global. Por conta de suas dimensões, o deslocamento a pé é inconcebível! E é por isso que a Cidade conta com uma rede de transportes integrada e gratuita, com linhas de ônibus internas, exclusivas para o transporte de alunos e funcionários da UFRJ e com funcionamento 24 horas.

O Parque Tecnológico da UFRJ, referência nacional e mundial em pesquisas.

A estima ao lugar é tão grande que, atualmente, a Ilha do Fundão é tema de debates que procuram desenvolver projetos ecológicos para a recuperação da Baía de Guanabara. Alguns, inclusive, já estão em andamento. Entre eles, um programa é responsável por realizar a dragagem de todo material contaminado e pesado, sendo considerado o maior do mundo. Possui financiamento da Petrobrás e teve o prazo para conclusão estipulado em 2 anos. Promessas para tornar o lugar tão bonito quanto importante.

Completando a arquitetura do local, o Hospital Universitário - ou Hospital do Fundão - recebe pacientes de todo país.

* Todas as fotografias presentes no post são de autoria de Rafael Vieira e foram modificadas através de programa de manipulação de imagens.

Deixe um comentário