Ponte Estaiada, o novo cartão postal do Rio!

Publicado: 27 de outubro de 2011 em Histórico, Ilha do Fundão, Ilha do Governador, Notícias, Ponte Estaiada
Tags:, , ,

Nas vésperas da inauguração da primeira ponte estaiada do Rio de Janeiro (com o nome provisório de Ponte Norte), o Blog do Insulano esclarece possíveis dúvidas a respeito do assunto. Pra começar, uma ponte estaiada é uma ponte suspensa por cabos, constituída de mastros que, juntos, irão sustentar o tabuleiro da ponte. Além do custo reduzido, possui um forte apelo estético (segundo seu idealizador, Alexandre Chan, a intenção foi lembrar o “biguá”, pássaro típico da região e que foi um dos animais mais afetados pelo derramamento de óleo na Baía de Guanabara, em 2009) e sua construção é muito mais rápida que a de outros modelos. A Ponte Norte, que tem início na Ilha do Fundão, poderá suportar até 20 mil veículos por dia e suas obras operam em alta velocidade, afim de atender aos futuros eventos esportivos, que serão sediados no Rio.

Prestes a ser inaugurada, a Ponte Estaiada descortina-se com pompa de cartão postal, mesmo que ainda incompleta.

O projeto da Ponte Norte faz parte da construção da BRT Transcarioca, rodovia que ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional através de uma única via. E uma das principais maneiras de desafogar o trânsito da entrada da Ilha do Governador é desviar parte do contingente oriundo da UFRJ para a ponte estaiada, que sai da Ilha do Fundão e segue em direção à Linha Vermelha, sentido Zonal Sul, com um percurso de pouco mais de 700 metros. Além da ponte, o projeto prevê a dragagem dos Canais do Fundão e do Cunha, ambos afetados pela poluição e péssimo referencial para uma cidade que abrigará eventos tão grandiosos.

A Ponte Norte é a primeira ponte estaiada do Rio de Janeiro, e o projeto ainda prevê a construção de mais 2, na Barra da Tijuca.

No Brasil, outros exemplos notórios são as pontes estaiadas de Brasília (Juscelino Kubitschek) e São Paulo (Octávio Dias de Oliveira e Governador Orestes Quércia), que já são consideradas genuínos cartões postais. No mundo, as mais conhecidas são a Ponte de Millau, que liga a França à Espanha (considerada a mais alta do mundo, com 343 metros de altura), a Stonecutters Bridge (em Hong Kong) e a Sutong Bridge (na China). Pra completar, é claro que o objetivo principal é mostrar ao público vindo do Aeroporto do Galeão os encantos do Rio desde o desembarque, com belas esculturas urbanas e a orla mais exaltada de todo mundo. Promessas ansiadas e muito bem vindas!

* Todas as fotografias presentes do post são de autoria de Rafael Vieira e foram modificadas através de programas de manipulação de imagens.

comentários
  1. Bruno Barros [esposo da Joana D'Arc] disse:

    A melhor parte desses investimentos em infra-estruturas são,não o conforto para aqueles que virão de passagem nos grandes eventos, mas principalmente para a população que diariamente sofre com o transito caótico do Rio.

    • Concordo completamente, Bruno. Muito antes do conforto e possíveis elogios dos outros, as obras precisam beneficiar principalmente quem mais precisa, que são os cariocas. Aliás, é justamente por conta deles que a cidade foi escolhida pra sediar os grandes eventos.

  2. Bruno Barros [esposo da Joana D'Arc] disse:

    A melhor parte desses investimento

    s em infra-estruturas são,não o conforto para aqueles que virão de passagem nos grandes eventos, mas principalmente para a população que diariamente sofre com o transito caótico do Rio.

  3. Erick Ferraz disse:

    visitei estabelecimentos que estavam prontos pra ser demolidos por causa dessa transcarioca… tem que valer muito a pena todo esse investimento! e sinceramente, eu to torcendo muito pra isso… porque tá cada dia pior o transito nessa cidade…

Deixe um comentário