Os percalços do transporte urbano da Ilha.

Publicado: 6 de outubro de 2011 em Factual, Notícias
Tags:,

Atualmente, três empresas rodoviárias operam na Ilha do Governador e essa baixa oferta desencadeia graves e constantes problemas para o insulano. A Ideal e a Paranapuan são as concessionárias que atuam na região (esporadicamente inclui-se a Reginas, escassa opção para a baixada), dividindo suas frotas entre veículos tradicionais e microônibus. Há alguns anos, os ônibus convencionais encontravam-se em lamentável estado de degradação: cadeiras sem estofado, corrosão e buracos no assoalho, portas soltas e até baratas circulando democraticamente junto aos usuários. Hoje em dia a realidade é outra, bem mais amena, mas a ausência de licitações para a melhoria do transporte ainda remete a tempos conturbados.

Basicamente, existem 3 empresas responsáveis pelo transporte urbano em toda Ilha.

Há muito, a Linha Vermelha deixou de ser uma “via expressa”, competindo a frequência de igual para igual com a Avenida Brasil. Como já foi visto em outro post, os acessos à Ilha, por si só, já são motivos suficientes para tirar a paciência do insulano. Aditado aos percalços oriundos da falta de condução, o problema se transforma em um verdadeiro caos. Somente para ilustrar tais transtornos, há dois anos foi divulgado um grave incidente participando um motorista da linha 326 (Bancários – Castelo), que envolveu-se em um “raxa” juntamente com um caminhão da Comlurb. Os dois automóveis chegaram a emparelhar-se, colocando em risco a vida  dos passageiros. O problema só foi solucionado com a intervenção da policia.

Com a carência do transporte oficial, o alternativo transforma-se no mais utilizado da região.

Com todos os problemas citados, o transporte alternativo transforma-se na válvula de escape para a locomoção dos moradores da localidade. São centenas de Vans e Kombis que circulam intensamente em todos os horários do dia. Por vezes, provocam sérios problemas no fluxo da região, muito por parte de motoristas mal preparados e baderneiros que aproveitam a oportunidade para a “divulgação” do trajeto. Portanto, o que deve ser feito? Quais são as sugestões para amenizar tais problemas? Novos percursos? Intervalos menores? Veículos em melhores condições? O problema é cultural, crônico. No entanto, sem organização ou gritos de socorro, a tendência é a degradação e o abandono perene.

* Todas as fotos presentes no post são de autoria de Rafael Vieira.

Anúncios
comentários
  1. Rennan Bighi disse:

    Realmente, os transportes da Ilha merecem um pouco mais de atenção. Já presenciei tanto ônibus quanto kombis em estados precários, muitas vezes com motoristas que não deveriam sequer se considerar nesta profissão.

  2. Nâo há uma solução de pronto, se eu fosse eleito rs, enfim eu creio que tem que existir uma regulação sobre número máximo de carros de cada modalidade de veiculos ciculando dentro de determinada hora em determinado lugar segundo estabelecido por uma pesquisa estatistica dentro de um estudo do projeto urbanístico da área.Ok?Entendido pessoal?

  3. Erick Ferraz disse:

    Metro ou trem já! transito do aeroporto(pequeno)+transito da baixada(enorme)+transito da Ilha(Gigante)=linha vermelha em colapso!

    um turista, ao chegar no Galeão, é obrigado a pegar um táxi… correndo risco de ser enganado pelos espertos… e tendo que passar por engarrafamentos enormes e desgastantes… um ótima primeira impressão para uma cidade que quer ter o rotulo de “turística”, como o nosso prefeito diz!
    imagino um Trem moderno pra fazer essa conexão! Cacuia, Galeão para o resto da cidade! deve ser uma engenharia complexa, mas seria uma evolução no transporte ainda não vista na zona norte até os dias de hoje!

    faltam menos de 5 anos pra olimpíadas de 2016! eu já to perdendo as esperanças de que vá acontecer algo… acho mais fácil eu me mudar até lá do que criarem uma via de ferro que pegue a ilha.

  4. rodney andrade disse:

    Coitada da Ilha ,,, por ter poucas opções de acesso os problemas de transitos são constantes, mas um dia isso muda, nos resta torcer pra que d de certo. e que essa tal melhoria nos transportes chegue também a ilha, que ao que parece so ta resovendo na Zona Sul . Porque será???

  5. Agora com motoristas dividindo as ruas com ciclovias vidas serão perdidas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s