Caos nas barcas do Cocotá

Publicado: 20 de setembro de 2011 em Cocotá, Factual, Notícias
Tags:, , ,

O pôr do sol na orla da Praia da Bandeira é, incontestavelmente, uma das paisagens mais belas da Ilha do Governador. Entretanto, são nos detalhes que se percebe que não é obrigação exclusiva da natureza conceber lugares paradisíacos. Como já observado em outros posts, é no aterro do Cocotá que a estação das barcas da Ilha, responsável pelo deslocamento diário de centenas de pessoas no trajeto Cocotá – Praça XV, é localizado – estima-se que aproximadamente 500 pessoas façam uso das barcas por viagem.  Praticamente impossível é acreditar que tal meio ainda pode ser considerado como transporte viável.

A imagem do descaso: a "nova" estação das barcas e a degradação típica da orla insulana.

Dentre as embarcações presentes atualmente no local, observa-se uma barca que simplesmente não consegue manter-se na superfície. O estado de deterioração é tão grande que a mesma somente consegue permanecer de pé com o apoio de outros dois barcos, que estão em semelhante situação. A Barcas SA, transportadora responsável pela estação, equipamentos e travessia, já foi notificada diversas vezes, argumentando que os meios atracados já não estão mais em circulação, servindo de espólio para a substituição de peças dos catamarãs em uso.

Cemitério a beira-mar: a ausência de manutenção proporciona o desmoronamento de uma das barcas.

O anseio dos moradores da região é totalmente coerente e justificável quando mencionam que o ferro-velho, por assim dizer, além de usurparem qualquer beleza do lugar ainda serve de criadouro para o mosquito da dengue. Vale ressaltar que, em estimativas recentes da Prefeitura do Rio, os casos da doença provocadas pelo inseto serão os maiores – e piores – da história da capital. Já que não há mais o que fazer, é esperar para ver.

O local propicia a criação do mosquito da dengue: gritos da população não são considerados.

* Todas as fotos presentes no post são de autoria de Rafael Vieira.

Anúncios
comentários
  1. Bom, em primeiro lugar gostaria de dizer que a organização do Blog está boa, pelo menos bem melhor que os meus últimos e do que a apostila tb rs, enfim, sugiro colocar alguns widgets de divulgação tipo Tecnorati, Dihitt e Ocioso, sobre as barcas mon ami, acredito que seria de bom grado um investimento e revitalização da orla e das embarcações visando o turismo na elaboração de projetos turísticos na região de modo que passasse a gerar renda, trabalho e desenvolvimento sócio cultural para a área.É uma pena que as autoridades respectivas não detenham a boa vontade de procurar soluções viáveis para este tipo de iniciativa.Parece até um monte de barcos sujos, shipwreck(restos de barco).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s